Desoneração da folha de pagamento Receita Federal esclarece decisão do ministro Cristiano Zanin

Por meio de uma decisão cautelar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7633, o Ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu os efeitos de certos dispositivos legais da Lei nº 14.784/2023, os quais estendiam a desoneração da folha de pagamento para municípios e vários setores produtivos até 2027.

A suspensão entra em vigor a partir da data de publicação da decisão, ocorrida em 26 de abril de 2024, no Diário da Justiça Eletrônico (DJE).

Consequentemente, a Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta – CPRB foi interrompida, implicando que todas as empresas previamente beneficiadas devem retomar o recolhimento das contribuições previdenciárias sobre a folha de pagamento, conforme estabelecido no artigo 22 da Lei nº 8.212, de 1991.

Adicionalmente, a alíquota de contribuição sobre a folha de pagamento para os municípios anteriormente beneficiados, que havia sido reduzida para 8%, retorna ao patamar de 20%.

Dado que a decisão foi publicada em 26 de abril de 2024 e que o período de incidência das contribuições é mensal, a determinação judicial deve ser aplicada inclusive às contribuições devidas referentes ao mês de abril de 2024, cujo prazo de recolhimento expira em 20 de maio de 2024.

Fonte: Receita Federal

Veja também!

Fundada em 1985, Saga Consulting oferece serviços de qualidade, customizados de acordo com as necessidades de cada cliente. Sua satisfação é o nosso desafio!

Nossos contatos

Proteção de Dados

Menu

Ⓒ 2023 - Todos os direitos reservados

Saga Consulting
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.