DET (Domicilio Eletrônico Trabalhista) Mei e empregadores domésticos também precisam se cadastrar

O prazo para o cadastro no DET por MEIs e Empregadores Domésticos termina na próxima quinta-feira, 01/08.

O Domicilio Eletrônico Trabalhista é uma ferramenta que visa facilitar o acesso a notificações e documentos de forma rápida e segura, eliminando a necessidade de correspondências físicas.

TODAS AS EMPRESAS precisam estar cadastradas, independente de terem funcionários.

O que é o DET?

O Domicílio Eletrônico Trabalhista é uma plataforma digital gerenciada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, responsável pela comunicação entre a Secretaria de Inspeção do Trabalho e os empregadores.

Quem deve se cadastrar?

Todos os empregadores que estão sujeitos à inspeção do trabalho. Isso inclui todas as empresas, independentemente de terem ou não funcionários. A regra abrange desde grandes corporações até microempreendedores individuais (MEIs) e empregadores domésticos.

Tem multa para quem não fizer o cadastro?

Não há multas, mas ele é essencial para evitar penalidades em outras áreas. Se o empregador ignora notificações do DET, pode perder prazos para atender solicitações legais. Aí sim, nesses casos, o empregador poderá estar sujeito a multas.

Até quando tenho que me cadastrar?

  • Empresas não optantes pelo Simples Nacional com faturamento superior a R$ 78 milhões já utilizam o sistema desde março de 2023.
  • Empresas optantes pelo Simples Nacional (exceto MEIs) e empregadores pessoas físicas começaram a usar o DET a partir de 1º de maio de 2024.
  • Microempreendedores Individuais (MEI) e empregadores domésticos têm prazo até 1º de agosto de 2024 para se registrar.

Como me cadastrar?

  1. Acesse o portal em det.sit.trabalho.gov.br
  2. Faça login com conta gov.br. O nível    de autenticação deve ser prata ou ouro
  3. Certifique-se de estar acessando com o  perfil correto (CNPJ ou CPF). Se  necessário, altere o perfil clicando na opção “Trocar Perfil”;
  • MEI O usuário deverá preencher a palavra-chave e adicionar dados de contato: nome, telefone e email. Após salvar os dados do CPF. Sair do sistema e entrar novamente para alterar o perfil do seu CPF para o CNPJ da sua empresa.

      4. Atualize seus dados pessoais e de contato. Isso inclui nome, endereço, telefone e e-mail;

      5. Confirme após atualizar as informações. Você começará a receber e enviar comunicações                    pertinentes ao seu negócio.

Você já se cadastrou?

 

Veja também!

Fundada em 1985, Saga Consulting oferece serviços de qualidade, customizados de acordo com as necessidades de cada cliente. Sua satisfação é o nosso desafio!

Nossos contatos

Proteção de Dados

Ⓒ 2023 - Todos os direitos reservados