ICMS/RJ: A partir de Março de 2024, a contribuição do ICMS aumentará entre 2% a 4%

Através da Lei n° 10.253/2023, publicada hoje, 21/12, o Estado do Rio de Janeiro aumentou a alíquota básica de ICMS de 18% para 20%. Esse aumento entrará em vigor a partir de março de 2024 devido às regras de anterioridade.

Considerando a contribuição ao fundo estadual de combate à pobreza, que tem um caráter geral no Rio de Janeiro, a carga do ICMS será de 22%.

Esse ajuste foi feito seguindo a tendência de alguns estados após a antiga redação da reforma tributária, que foi removida na versão promulgada da Emenda Constitucional 132/2023. Essa redação prévia estipulava que os estados com maior arrecadação receberiam mais repasses da divisão dos novos tributos criados.

Embora essa previsão tenha sido retirada pela câmara dos deputados, o estado do Rio de Janeiro optou por aumentar o ICMS.

É relevante destacar que esse aumento terá efeitos distintos para os contribuintes que possuem incentivos fiscais, dependendo do conteúdo de seu regime específico.

Veja também!

Fundada em 1985, Saga Consulting oferece serviços de qualidade, customizados de acordo com as necessidades de cada cliente. Sua satisfação é o nosso desafio!

Nossos contatos

Proteção de Dados

Ⓒ 2023 - Todos os direitos reservados