STF mantém taxação sobre benefício fiscal (ICMS RJ)

O STF encerrou em 17 de outubro o julgamento virtual da ADI 5.635/DF, que discutia a constitucionalidade dos depósitos para o FEEF e o FOT, relacionados a incentivos fiscais de ICMS ( no total de 10% do valor do respectivo benefício fiscal). A decisão, com maioria de 8×2, considerou constitucional a cobrança dos depósitos, respeitando o princípio da não cumulatividade. A tese estabelecida foi a validade das Leis 7.428/2016 e 8.645/2019 do Rio de Janeiro, que criaram esses fundos atípicos.
No entanto, a forma de aplicar o princípio da não cumulatividade não foi esclarecida, possivelmente gerando futuras controvérsias e a necessidade de procedimentos específicos pela Secretaria da Fazenda.

A decisão não abordou a questão do direito adquirido dos contribuintes que já usufruíam de incentivos fiscais de ICMS quando os fundos foram criados, sugerindo que essa análise deverá ocorrer em outra instância, caso a caso.

Veja também!

Fundada em 1985, Saga Consulting oferece serviços de qualidade, customizados de acordo com as necessidades de cada cliente. Sua satisfação é o nosso desafio!

Nossos contatos

Proteção de Dados

Menu

Ⓒ 2023 - Todos os direitos reservados

Saga Consulting
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.